Andiamo al mercato?*

20170118_222756
Meus queridos, vocês sabem que eu nasci e cresci em Itália certo? No Sul! E que nas minhas veias correm duas culturas, a italiana e a cabo-Verdiana, que são tão diferentes uma da outra e ao mesmo tempo tão parecidas… em alguns aspetos.
Bom, passando à frente, vamos focar-nos na minha “veia italiana”. Sou bastante exigente no que toca a restaurantes\pratos\receitas italianas fora do país. Sou um pouco (ou talvez não tão pouco) cética e, sinceramente, acho que nada é melhor do que comer pratos italianos…em Itália!
Dito isto, podem imaginar que daqui saem com a opinião mais sincera e fiável relativamente a restaurantes italianos em Portugal… pelo menos escrita em português.
Sempre que vou a um restaurante italiano anseio por ter o menu nas minhas maõzinhas…se tiver carbonara com natas, pizza com fruta ou erros de italiano perde AUTOMATICAMENTE toda a minha confiança. Demasiado radical eu sei, mas eu sou assim! Que se há de fazer? Não dou segundas oportunidades ahahah
Andei anos e mais anos à procura de restaurantes que me permitissem um regresso imaginário à minha infância em Nápoles. Encontrei o meu top 3 de pizzarias que partilhei com vocês aqui no blog, mas o meu restaurante italiano preferido continua a ser um e só um: o Come Prima. Não foi à toa que foi o escolhido para celebrar o meu jantar de 30 anos.
A verdade é que o Come Prima é o único restaurante italiano em Lisboa que me faz sentir verdadeiramente em Itália. O ambiente acolhedor, a decoração típica, a iluminação perfeita e a música que serve de pano de fundo… ai a música. Só precisam de ligar para reservar uma mesa para perceberem do que estou a falar…experimentem!
Há cerca de duas semanas fui convidada pelo Chef Tanka (chef dos restaurantes Come Prima e Forno d’Oro – que faz parte do meu top 3 das melhores pizzas em Lisboa) para ir conhecer o seu novo espaço, ainda por abrir, chamado Il Mercato.
A coisa prometia. Num registo diferente do típico restaurante, o Il Mercato é inspirado num mercado italiano. Lá apresentam-vos duas opções: comprar para levar para casa o melhor (mas mesmo o melhor) que toda a Itália tem para oferecer; ou comer pratos confecionados com esses mesmos produtos no próprio restaurante.
Na semana passada lá fui eu toda excitada, com a minha barrigona e o maridão, experimentar o menu degustação. O restaurante situa-se no Páteo Bagatela e é quase vizinho do Forno d’Oro. À entrada os meus olhos arregalaram-se, qual criança numa loja de doces. Uma vitrine cheia do que mais gosto (queijos e salames). Minha Nossa!
Logo a seguir, uma tristeza avassaladora por não poder experimentar os salames… mas pronto já falta pouco 😉
Fomos recebidos por uma senhora (de Nápoles), que nos explicou um pouco mais sobre o conceito e o tipo de produtos que ali podemos encontrar. A mozzarella que vem de avião duas vezes por semana (Mamma Mia! Anseio tanto por este momento! Vocês não estão bem a perceber a importância que a mozzarella tem na minha vida), la burrata di Andria, il parmigiano reggiano vacche rosse, il prosciutto di Parma, il culatello di Zibello, la mortadella di Bologna, la bresaola, la coppa di testa, focaccia, massa fresca feita com produtos biológicos, vinhos regionais, até os sumos e as águas são de marcas italianas.
O menu de degustação incluía focaccia, entrada, dois pratos de massa fresca, um prato de carne e uma sobremesa. Demorei uma eternidade para comer, mas comi tudinho. Ali é pecado capital desperdiçar o que quer que seja.
Foi tudo maravilhosamente preparado e os funcionários foram sempre extremamente atenciosos.
Il Mercato abre hoje ao público e eu vou lá na próxima terça-feira, regressar às minhas origens e recordar a minha infância ao pedir uma focaccia com mozzarella para levar, enquanto bebo o meu Lemon Soda.
Bravissimo Chef Tanka!
20170125_233930
P.S. – As fotos foram tiradas à socapa, como só uma verdadeira napoletana consegue 😉
Endereço: Páteo Bagatela, Rua Artilharia 1, 51, Rato, Lisboa
Telefone: 21 1930941
Horário: todos os dias das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 23:00
Love
C
*tradução do italiano, Vamos ao mercado?

Il Mercato Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Leave a Reply