Parentalidade: o descobrir de um novo mundo!

BB

É verdade, isto de ser pai é um mundo totalmente novo.

Há milhões de coisas para saber, aprender, descobrir. É realmente uma aprendizagem constante e diária, e só praticando é que se chega lá.
Mas a verdade é que eu preciso de ter umas bases para me orientar (em tudo na vida!) e, apesar de ter uma irmã muito mais nova, da qual cuidei desde muito pequena, não me lembrava muito bem de todo o “processo” de cuidar de uma bebé recém-nascida.
Foi por isso que decidi fazer um curso pré-parto.
Andei à procura durante dias e mais dias, a investigar todos os cursos disponíveis em Lisboa, os valores, os conteúdos, a relação qualidade\preço, os horários, e por aí fora.
Afinal não deixaria de ser dinheiro que iria aplicar e que teria que ser justificável para não me arrepender mais tarde. Não há pior sensação do que a do dinheiro perdido.
O Instituto 4 Life agradou-me à primeira vista porque prometia não só um curso pré-parto, mas também um acompanhamento pós-parto durante todo o primeiro ano do desenvolvimento do bebé.

Para além disso o curso também tinha uma série de ofertas com vários parceiros, como por exemplo, massagem Body Concept e aulas Fit&Relax para a mãe, um mês de aulas para o bebé no Gymboree, uma massagem para o bebé, 5 minutos de ecografia 4D (adivinhem quem não se mostrou nesta ecografia? :|), ofertas da Mustela e da Uriage (que dão imenso jeito para levar para a maternidade por exemplo), entre outras coisas.
Há 3 tipos de cursos e nós acabámos por escolher o curso intermédio, o programa 4 life, composto por 15 aulas com temáticas como cuidados ao bebé, primeiros socorros, mala da maternidade, sinais do parto, o parto e pós-parto, parentalidade, etc
Depois do bebé nascer ainda há uma sessão de esclarecimento para os pais, sessão de recuperação pós-parto com um fisioterapeuta, apoio telefónico 24 horas/dia com uma enfermeira especialista em obstetrícia e outra enfermeira especialista em pediatria e ainda uma série de workshops presenciais e/ou online durante todo o primeiro ano.
É de louvar também a paciência das enfermeiras que levaram com 30 mil e-mails da minha rica pessoa… primeiro com todas as dúvidas sobre o curso e depois com todas as remarcações que tive que fazer devido a algumas datas não coincidirem com os nossos horários. Ah sim! Porque também há essa possibilidade! Ou então a de repetir sessões caso haja ainda alguma dúvida por parte dos pais.
Confesso que a primeira sessão\aula foi a mais “secante”, foi a apresentação e normalmente o pessoal, incluindo eu, está sempre mais acanhado e quer passar logo ao lado prático e educativo da coisa.
E sim, aprendi mesmo muito neste curso, embora como tenha dito no início há ainda toda uma aprendizagem a partir de agora…mas sabem o melhor disto tudo? Estamos a dias de entrar neste novo mundo e durante todo o primeiro ano sabemos que temos duas enfermeiras sempre presentes em caso de dúvidas.
Vou tentar não vos chatear muito 😉
Obrigada Instituto 4 Life!

I4L
Love
C

Leave a Reply