5 razões para escolher o Monchique Resort & Spa para uma escapadinha em família (ou a 2!)

Monchique+resort+quartos

Quando pensamos no Algarve, pensamos automaticamente em sol, mar, areia e praia.
Tentando fugir um pouco ao óbvio e aproveitando a reabertura do Monchique Resort & Spa, fomos no final de Maio passar uns dias de relaxamento total (que bem precisávamos) neste hotel que tanto têm para oferecer aos seus hóspedes.
Situado na Serra de Monchique, o hotel foi construído de uma forma peculiar, o que pode levar a alguma confusão inicial na orientação para o edifício principal, quartos, restaurantes, spa, ginásio, piscina, kids club, etc.
A razão dessa construção é no entanto bastante simples, foi assim feito de modo a minimizar o impacto ambiental e a àrea de construção na serra de Monchique.
Dito isto, e porque me senti mesmo “mimada” do início ao fim da minha estadia, seguem as 5 razões pela qual o Monchique Resort & Spa deve ser a vossa escolha na marcação das próximas férias no Sul do país.

Eco & kids friendly
Aquando do check-in é dada uma garrafa reutilizável e um saco de pano para cada hóspede. É disponibilizada àgua aromatizada durante toda a estadia bem como frutos secos e fruta fresca à descrição, sem custos adicionais. O hotel dispõe de um kids club, de um parque infantil e de uma piscina dedicada às famílias. As crianças até aos 12 anos não pagam (máximo de duas crianças por quarto).

Actividades
Se são do tipo de pessoas que gostam de se manterem activas durante as férias, neste hotel existe, para além do ginásio, um leque de actividades que podem fazer sozinhos, a dois ou em família. Existe um mapa de actividades por semana e\ou mês que pode ser consultado no site. Desde caminhadas ao pôr do sol, corrida trail, aula de yoga em família, aulas de pilates, zumba, alongamentos, caminhadas a Monchique, às caldas, tiro com arco em família, workshops de alimentação saudável, e por aí fora. Todos os dias há quatro actividades à escolha, duas de manhã e duas à tarde e podem inscrever-se para as mesmas na recepção do hotel. Existem pacotes e promoções com o valor das actividades já incluídas no valor total da estadia. Vale a pena dar uma vista de olhos.
Para quem gosta de ficar “de papo para o ar” o hotel tem duas piscinas (uma familiar com água aquecida e uma ao ar livre com cascata). O spa também tem piscina e está aberto a todos os hóspedes a partir das 17 horas. Um mimo!

Restauração
Há para todos os gostos. No edifício do kids club fica a pizzaria, a Pizzaria da Serra. Digamos que foi a única decepção para mim… vocês sabem o quão exigente consigo ser com uma pizza.
Existem 2 bares, um perto da piscina principal (ao ar livre) e outro mais formal, o Mezzanine Bar.
No edifício principal (o da recepção) fica Mon-Chic, o restaurante gourmet com vista para a serra, a Petiscaria e o Mercado Culinário (onde é servido o pequeno-almoço).
Falando em pequeno-almoço, foi aqui que encontrei o melhor e mais diversificado pequeno-almoço de sempre em Portugal.
Existe de tudo, cereais para todos os gostos, frutos secos, sementes de chia, sementes de linhaça, aveia, salsichas, bacon, ovos mexidos, omeletes (feitas no momento com ingredientes à escolha), ovos cozidos, batata doce assada, cogumelos, panquecas, 1001 tipos de pão, fruta fresca (figos, melão, melancia, papaia, ameixas, kiwi, abacaxi, pêra abacate, até medronhos!), vários tipos de queijos e enchidos e bolos. Um grande ponto extra para mim é o facto do pequeno-almoço ser servido até às 11 da manhã.
A taxa de serviço de quartos não é elevada e vale a pena fazer uma refeição na varanda do quarto, com vista para a serra.

As suites
A meu ver são verdadeiros apartamentos. Existem 2 tipos, com vista panorâmica e vista pátio, sendo que estes últimos são mais baratos. As suites dispõem de: kitchenette com máquina de lavar loiça e pastilhas para a máquina (pormenor muito importante), máquina de café Nespresso com cápsulas à descrição, chaleira com saquetas de chá (à descrição), placa de fogão, micro-ondas/forno eléctrico e frigorífico. As suites possuem dois WCs, um com chuveiro e outro com banheira e duas televisões, uma no quarto e outro na sala de estar. Podem encontrar um kit de costura, kit de manicure, cotonetes, discos desmaquilhantes, luva e touca de banho e até fio dental (para os dentes mesmo! ;)) Todas as suites possuem um sofá cama na sala e uma cama king size no quarto sendo que uma cama extra ou berço (sem custos adicionais) pode ser pedido durante a reserva. Nós ficamos num quarto com uma agradável varanda com vista para a serra.

O staff
O hotel pode nem ser grande coisa (o que não se verifica neste caso) mas se o staff for minimamente atencioso, simpático e cordial ganha logo muitos pontos extra.
Fomos sempre recebidos com um sorriso na cara, todos os membros do staff brincaram e meteram conversa com a Matilde e estiveram sempre dispostos a ajudar.
O meu especial agradecimento para o Sr. João que à nossa chegada levou-nos até ao quarto fazendo uma visita guiada pelo hotel e dando-nos várias dicas sobre o que fazer nas redondezas durante a nossa estadia.

Já há muito tempo que não ouvia alguém falar com tanto amor sobre um local… talvez eu quando falo de Nápoles 😉
Até breve Monchique!

Love
C

P.S. Para os amantes de praia, a praia da Rocha em Portimão fica a 20 kms e a dos Caneiros (minha favorita) a 30 kms.

Deixe uma resposta