5 receitas fáceis e rápidas para a marmita

A convite da Tipiak, fui há umas semanas fazer um workshop de receitas saudáveis para a marmita. As receitas foram todas confeccionadas pelo Chef Chakall, com a preciosa ajuda de algumas pessoas que se ofereceram para tal, incluindo eu, pois claro!
Confesso que não conhecia a marca, mas a Tipiak já está a ser comercializada em Portugal há um ano.
O nome provém de tipi’ak, que quer dizer amido de mandioca na língua guarani, língua indígena do sul da América do Sul. Este era só mais um dos produtos exóticos que eram transportados nos navios ao qual a empresa estava ligada, em 1830.
A marca é francesa e tem um vasto leque de produtos, entre eles o couscous, a quinoa e claro, a tapioca. A grande mais valia é que as caixas já vêm com porções divididas em saquinhos e a única coisa que se tem que fazer é juntar a água, quente ou fria, dependendo do produto e do tipo de refeição que queiram fazer, e a proteína. Nunca descurem de comer a proteína às refeições. Os produtos também são baratos, o mais caro ronda os 4 euros.
No workshop utilizamos 5 produtos, o Couscous Express, a Quinoa Easy Cooking, a Quinoa Gourmand, o Couscous Taboulé e a Tapioca.
Deixo-vos em baixo as receitas e as fotografias do resultado final. Todas as receitas são para 4 pessoas.

Poké de quinoa e salmão
– Uma embalagem de Quinoa Easy Cooking
– Cerca de 300 gramas de salmão cru cortada aos cubos
– 1 cebola roxa laminada
– Sumo de 3 limas
– 2 tangerinas
– Azeite q.b. (no meu caso nunca é de mais)

É só atirar tudo para dentro de uma tigela, mexer e ir temperando a gosto. Existe coisa mais fácil do que esta? Tenham cuidado ao comprar o salmão, tem que ser fresco e, se for previamente congelado melhor.

8 Hambúrgueres de quinoa, abacate e ervas aromáticas
– 40 gramas de Quinoa Gourmand
– 1 abacate maduro
– Meia cebola roxa
– Sumo de um limão
– Malagueta q.b.
– Cebolinho q.b.
– Sal q.b.
– Pimenta q.b.
– Pão ralado, ou panko para ficar meeeeeeeesmo crocante

Fazer uma mistura com os ingredientes todos acima referidos e começar a fazer bolinhas achatadas. Caso a mistura não “ligue bem” podem adicionar mais um abacate ou um ovo. Passar pelo panko ou pão ralado e levar à frigideira.
Os hambúrgueres que fizemos (foi a partir daqui que comecei a ajudar o chef Chakall) foram servidos em pão de hambúrguer com maionese e tomate cortado em rodelas.

Taboulé de Romã
– Uma embalagem de Taboulé Express
– Uma romã
– 1 pepino descascado cortado aos cubos (sem sementes)
– Meio pimento vermelho cortado aos cubos
– 250 gramas de tomate cherry
– Hortelã a gosto
– Sal q.b
– Azeite q.b.
– Sumo de um limão

Aqui também é só atirar tudo para dentro de uma tigela e temperar a gosto. O Taboulé é uma salada fria com origem no Líbano, sendo que a grande particularidade é que leva imensa menta.

Couscous à L’orange
– Uma embalagem de Couscous Express
– 2 peitos de frango
– Sumo de uma laranja
– Raspas de uma laranja
– 100 gramas de cenoura ralada
– 1 beterraba cozida ralada
– 1 cebola roxa laminada
– Cominhos q.b.
– Sal q.b.
– Azeite q.b.

Temperar e refogar os 2 peitos de frango cortados em cubos ou tiras. Temperar o couscous com os legumes acima referidos e regar com o sumo de uma laranja. Servir a gosto.

receita-couscous-com-frango

Tapioca com maracujá
– Uma embalagem de Tapioca
– Meio litro de leite de arroz
– Mel q.b.
– 150 gramas de manga
– Um maracujá

Na verdade, aqui podem usar qualquer fruta e\ou leite. Estou a dar-vos uma base, mas podem usar leite de aveia, de coco, de amêndoa e conjugar com a fruta que mais gostarem ou acharem que conjuga bem. Por exemplo, leite de coco com morangos deve ficar muito saboroso. Em vez do mel podem usar xarope de agave, que é o que eu faço. Devem levar ao lume a tapioca com o leite e ir mexendo com se de um pudim se tratasse. Quando começar a engrossar retirar do fogão e servir em tigelas. Decorar com a fruta por cima. Pode servir-se quente ou frio.

receita-tapioca

Boas marmitas 😉
Love
C

P.S. – O workshop teve lugar no restaurante El Bulo em Marvila. Restaurante do Chef Chakall que faz parte do vasto leque de restaurantes Zomato Gold em Lisboa. Para novas subscrições podem utilizar o código CLAU e obter um desconto de 25%. Ser membro Zomato Gold permite-vos ter um prato de oferta na compra de outro. Para mais informações clicar aqui.

Deixe uma resposta