As 28 contas de Instagram que eu gosto de seguir

O mundo online não é algo que me deslumbre, como alguns de vocês já devem estar fartos de ler por aqui, mas a verdade é que esta pandemia veio dar à Internet todo outro sentido que eu até agora abominava.
Na incapacidade de estar socialmente com amigos e familiares, comecei a ver a Internet e as redes sociais com outros olhos.
Já no final da gravidez sofri imenso de insónias durante a noite e sabem o que fiz? Para além de rever os episódios do CSI Miami que dão noite adentro na FOX? Fiz mini cursos online e vi imensos webinars, dentro das áreas que mais gostava e\ou em que precisava de aprofundar conhecimento…há que aproveitar agora que quase tudo é grátis.
Estou a ponderar reinventar este blog, principalmente a parte da imagem e do marketing. Nunca liguei muito a isso, mas acho que chegou a hora de trabalhar à séria neste cantinho e não olhá-lo somente como um hobby. Estou a tentar pesquisar e informar-me ao máximo sobre como o conseguir, especialmente enquanto ainda consigo gerir e ter tempo para tal 🙂
Também tenho acompanhado mais o Instagram… quem diria! Em certa parte é porque quero restruturar a imagem do meu Instagram. Quero um feed mais “limpo”, coeso, estruturado e pensado com cabeça, tronco e membros.
Nesta minha nova fase, em que tentarei estar mais presente online, tenho estado mais atenta ao que as pessoas que sigo têm publicado, e é isso que vos trago hoje uma lista das páginas que mais gosto de seguir e o porquê, divididas por categorias. Vamos a isso?

Lifestyle

  • Andreia Moita. Se o dia estiver a correr mal, podem passar pelo perfil da Andreia que ele irá melhorar de certeza. A Andreia tem um blog onde escreve sobre tudo e é das poucas pessoas que consegue manter uma escrita interessante a falar sobre qualquer coisa. O feed do Instagram dela é lindo e os stories são de chorar a rir.
  • Vânia Duarte. Não tem propriamente um blog sobre lifestyle, mas resolvi incluí-la aqui. Conheci a Vânia há relativamente pouco tempo, mas houve logo uma conexão entre as duas. Partilhamos o mesmo pensamento quando o assunto é este mundo online, desde os #wannabeinfluenciadores, os #cataseguidores e a comunidade digital no geral. A Vânia é a fundadora do Cristais da Alma, terapeuta de massagem Thai, professora de yoga e tem um blog\site onde fala sobre amor próprio, yoga e meditação, o que acaba também por se enquadrar num estilo de vida.
  • Joan of July. No dia em que decidi que iria criar um blog andei a pesquisar blogs em Portugal e deparei-me com o blog da Catarina. Foi o primeiro que comecei a seguir e que ainda sigo. Ela entretanto já editou um livro e é co-fundadora de várias iniciativas, tais como: o Bloggers Camp, o She Works e o mais recente Blume Journaling. Quando penso em blogs que sejam o espelho da pessoa que os escreve, é nela que eu penso.

Minimalismo e organização

  • Cláudia Ganhão. Conheci a Cláudia num grupo de escrita criativa quando ela ainda escrevia no seu “Sunny November”. Entretanto a vida deu várias voltas e a Cláudia dedica-se hoje a 100% ao minimalismo. Faz formações e partilha imensas dicas em todas as áreas onde o minimalismo pode ser aplicado.
  • Maternidade Descomplicada. A Diana foi uma das speakers do “Inspiring Women Talks”, onde também fui oradora. Através das suas dicas ajuda mães a organizarem o seu dia-a-dia. Na página dela podem encontrar todos os serviços que a Diana oferece.
  • Armário Cápsula. Confesso que aplicar o minimalismo no meu roupeiro é uma das minhas maiores dificuldades, mas consigo perceber o efeito benéfico que isso têm na nossa vida e esta é a conta do Instagram que me têm ajudado a construir o meu. O Armário Cápsula é o outro projecto da Maria da Bloglogia, do qual falo mais em baixo. A Maria este ano editou o primeiro livro sobre este projecto.

Viagens

  • All Aboard Family. Acho que dispensam apresentações. A Catarina, o Filipe, o Gui e o pequeno Manuel (ainda na barriga) mostram-nos que nada nos impede de ir atrás do que realmente queremos. No ano passado fui viajando através das partilhas que iam fazendo na página do Instagram por esse mundo fora. Também têm um blog que podem acompanhar aqui.
  • Along Dusty Roads. É o único nesta lista que não é português… mas seria impossível falar de blogs de viagens que sigo e não falar deste casal. Adoro as fotos que partilham no Instagram e no blog, e adoro ainda mais a forma como escrevem (em inglês). Um dia hei de escrever assim. É definitivamente a minha conta de Instagram favorita.
  • Weekend Lovers. Já tive oportunidade de estar com os “weekend lovers” algumas vezes. Esta família muito querida (casal e filha) vão-nos mostrando através do Instagram cantinhos de Portugal (e não só) que valem mesmo a pena conhecerem.

Maternidade

  • Babytime. Gosto da forma cool e descomplicada como a Raquel leva a vida. Faz imensas partilhas úteis através da sua página do Instagram e é a rainha dos DIY práticos. Podem segui-la também aqui.
  • Tomás My Special Baby. Conheço a Andreia desde que os nossos filhos foram modelos para a primeira sessão da marca portuguesa Chilli Baby. Os nossos caminhos cruzaram-se outra vez através da extinta plataforma Mães.pt, para a qual ambas escrevíamos. Gosto da forma sincera e genuína com que ela escreve. A Andreia já editou um livro e abriu recentemente um centro infantil de terapias.
  • Birras em Direto. Já conheço a Marta há anos, ainda andávamos nós a ouvir as Spice Girls em CD. Andámos na mesma escola (básica e secundária) e morávamos relativamente perto uma da outra. Mas por mais incrível que pareça é agora que falamos mais. Foi para o blog da Marta que falei pela primeira vez sobre o meu prolactinoma e a luta para conseguir engravidar da Matilde. A Marta é jornalista e é mãe de 3 filhos, o Rafael e os gémeos Diana e Diego.
  • As dicas da Fafá. Conheci a Mafalda um dia antes de descobrir que estava grávida do Tiago e um dia depois de regressar da minha roadtrip pela Puglia. Na página dela vai partilhando dicas sobre sustentabilidade, babywearing, mindfulness e comida infantil saudável. A Mafalda é a pessoa que devem procurar caso estejam, ou conheçam alguém que esteja a pensar usar fraldas reutilizáveis para os vossos\seus bebés 😉

Marketing Digital, liderança e questões culturais

  • Bloglogia. Falar de Marketing Digital é falar da Maria. Para mim é a que melhor sabe disto e tenho aprendido imenso com ela. Na página do Instagram e no blog dá imensas dicas de marketing digital para negócios online. A Maria escreveu também um livro no ano passado chamado “Influencia“.
  • Evódia Graça. Bem, já falei sobre a Evódia aqui. Mulher de armas e mãe de 2 filhos lindos, conheci a Evódia ainda antes de nascer o Afropolitana em 2017. Entretanto já tive a honra de ser uma das oradoras dos encontros mensais “Inspiring Women Talks“, um projecto fantástico fundado por ela. A Evódia foca-se no empoderamento e liderança e faz mentoria e coaching dentro dessas áreas. Hoje em dia posso dizer que é minha amiga e tenho imenso orgulho no caminho que está a construir.
  • Uma Africana. Esta miúda de 22 anos é muito mais adulta que muitos quarentões e quarentonas que vejo por aí. Ao contrário do que parece nas partilhas que faz no seu canal do Youtube e página do Instagram, a Sandra é bastante tímida. Os temas do canal da Sandra focam-se mais nas questões sociais. Vale a pena ver os vídeos.

Moda e Beleza

  • Annie’s Mirror. A Annie tirou o curso de Styling que eu queria ter tirado há já vários anos e, para além do trabalho de escritório das 9 às 18, dá imensas dicas de moda através da página do Instagram e blog. Já foi stylist da Ana Rita Clara e faz algumas produções de moda nos tempos “livres”.
  • The Pink Elephant Shoe. Quando quero experimentar um novo produto de beleza vou sempre pesquisar primeiro ao blog da Cátia. As opiniões dela são sinceras e detalhadas.
  • Cortez com Z. A Rita não tem papas na língua e é disso que gosto nela. Se gosta, gosta e se não gosta, também não tem problema nenhum em dizer que não gosta. Faz-me lembrar alguém ;). Identifico-me muito com algumas coisas que ela partilha, principalmente quando o tema é o mundo da blogosfera. Ao preparar este texto descobri que a Rita é a directora do Blogazine.
  • Gi & Lills. Os amantes de street style têm que seguir a página das manas. A Gi e a Lilla partilham maioritariamente dicas de moda e beleza, de edição de fotos e de viagens. As fotografias de street style que elas partilham na página em conjunto e nas pessoais fazem parte do meu top 3. Das melhores que vejo no meu feed!

DIY

  • De Alma e Decoração. Conheci a conta da Filipa quando ela fez um garage sale no Instagram. Tem um jeito natural para DIY e decoração, e vai partilhando o seu dia-a-dia na página do Instagram. Também tem uma loja na Etsy, onde vai vendendo os artigos feitos por ela.
  • Écor Interior Design. Conheci a Maria no brunch fotográfico da Margarida Pestana e da Ana Couceiro Pires. Para além do seu sorriso doce que alegra qualquer pessoa, a Maria também possui uma mente super criativa. Amante de artigos em 2ª mão que possa restaurar, partilha o antes, o durante e o depois de todo o processo criativo na sua página do Instagram. Já tirei várias ideias que gostaria de implementar aqui em casa… pena não ser tão prendada 😉

Sustentabilidade

  • Let’s Save the Planet. Paragem obrigatória para quem quer saber mais e começar a agir para um planeta melhor. Aqui são partilhadas dicas para implementarmos pequenas mudanças no nosso dia-a-dia que podem realmente fazer a diferença.
  • Green Vibe. Conheço a Marta há imensos anos, ainda andava ela a “Viver a Viajar“. Agora está totalmente dedicada ao seu projecto de sustentabilidade. Na Green Vibe podemos encontrar imensos produtos a preços acessíveis, para reduzirmos a nossa pegada ecológica. O site também tem um blog onde podem encontrar imensas dicas sobre sustentabilidade.

Foodies

  • Leila Gato. A Leila aconselha #comampao e para além de aconselhar que se coma pão, também faz partilhas sobre toda a comida no geral. A Leila tem a sorte de ser casada com um chef e até a fotografia do mais banal prato de ovos mexidos feito em casa é lindo de se ver. Um conselho, não percorram o feed dela quando estão com fome.
  • Às Cavalitas do Vento. A Joana tem o dom da escrita e olho para a fotografia. O feed dela é lindo e adoro as descrições que só ela sabe escrever. A Joana dedica-se também ao projecto Um Livro Debaixo da Asa, um clube de leitura criado em 2019, do qual eu faço parte e que já se tornou numa comunidade.
  • Garfo à Boca. Conheci o Pedro num evento de foodies e fiquei fã assim que vi as fotografias da página do Instagram. Faz partilhas e reviews reais, e publica fotos de fazer qualquer pessoa querer levar literalmente o garfo à boca.
  • Sweet Gula. Impossível falar sobre um blog de comida e não falar do blog do Célio. Para mim partilha as fotos mais lindas dentro dessa área. Conheci o Célio num evento, e partilhamos o gosto pela comida e por fotografá-la. No blog o Célio vai partilhando maioritariamente receitas feitas pelo próprio.

Claro que existem mais páginas que mereceriam ser aqui mencionadas, mas quis partilhar convosco aquelas que me vêm logo à cabeça assim que me lembro de determinada categoria.
E vocês? Conheciam alguém da minha lista? Há mais alguém que acham que deveria ser mencionado? Partilhem comigo!

Love
C

2 Replies to “As 28 contas de Instagram que eu gosto de seguir”

  1. Cláudia Mariaaa! Muito obrigada, por vários motivos. Obrigada pelo destaque, por me mencionares e por gostares do meu conteúdo e do que partilho. E depois obrigada por dares a conhecer outras tantas contas que vou espreitar porque confio nas tuas recomendações. Beijinhos 🙂

    1. Claudia Oliveira says: Responder

      Oh Obrigada eu Andreia. Um grande beijinho <3

Deixe uma resposta