Comprei casa e agora?

Mudancas-casa-dicas

Parabéns! Acabou de ficar substancialmente mais pobre 🙂

Brincadeiras à parte (ou talvez não!), comprar casa implica uma série de despesas e só ficamos a saber da maior parte delas quando temos efectivamente de pagá-las. Para além das contas à vida que temos de fazer quando decidimos dar este grande passo, também temos de nos lembrar de algumas burocracias que têm de ser feitas aquando da mudança.

Quando comprei casa, no final do verão passado, senti-me um pouco perdida com as burocracias todas que havia para tratar, pelo que resolvi partilhar aqui a lista de coisas a fazer o mais rápido possível, assim que se assina uma escritura.

– Alteração da morada fiscal, provavelmente a coisa que parece mais rápida, mas que é afinal a mais complicada de todo o processo. Passo a explicar:
1. Ir a um balcão do IRN;
2. Fazer o pedido da mudança da morada fiscal levando a escritura e a carta com o PIN de autenticação do Cartão de cidadão e o PIN da morada (está tudo na mesma carta);
3. Esperar…
4. Iremos receber no prazo de 10 dias uma carta em casa (na nova) que funciona como comprovativo do pedido;
5. Ir outra vez ao balcão do IRN com essa carta de comprovativo e a carta com os PINs;
6. A morada é então actualizada, as cartas do comprovativo já não mais são necessárias, mas as do PIN têm de ser guardadas religiosamente (mesmo tendo a morada antiga!)
7. Todo o processo custa 3 euros por pessoa, muito tempo, paciência e tanta flexibilidade mental que acredito que este processo poderia ser bem mais simples, mas pronto…pormenores!
Atenção: Para quem tem o leitor de cartões, todo este processo pode ser feito online. Estou a pensar seriamente em comprar um! Há à venda na Worten e ronda os 18 euros.

– Pedido de isenção do IMI. Este só pode ser feito depois da mudança fiscal e tem de ser feito num prazo máximo de 60 dias depois da escritura. Para se ser elegível, tem de se cumprir uma série de critérios. De qualquer forma, aconselho a que façam o pedido na mesma, o máximo que pode acontecer é receberem um não.

– Fazer o registo no centro de saúde da àrea de residência. Por uma questão de comodidade, faz mais sentido ter o médico de família perto da área de residência. Porém, este não é um passo obrigatório, visto que podem continuar com o registo e médico de família anteriores. Caso queiram fazer um registo novo, só precisam de levar um comprovativo de morada e o cartão de cidadão.

– Comunicar a alteração da morada no emprego e aos seguros (saúde, carro). Muito importante para que recebam a eventual correspondência já na nova residência. Atenção que o prémio do seguro do carro pode sofrer ligeiras alterações devido à mudança da morada.

– Mudar os contratos de água, eletricidade e gás. Fiz tudo pelo telefone e o contrato foi-me depois enviado por e-mail (Abençoadas sejam as novas tecnologias!)

– Mudar o contrato do serviço de televisão por cabo (ZON, Vodafone, MEO, e por aí fora). Podem aproveitar para negociar novos serviços e tarifários e\ou mudar de operador caso o período de fidelização tenha acabado.

– Notificar o banco. Levar um comprovativo para proceder à mudança de morada. É importante que bancos e\ou instituições financeiras com o qual haja uma relação tenham a informação actualizada.

– Preparar-se psicologicamente para receber 1001 cartas do ex-proprietário da casa (caso a casa que acabaram de comprar seja usada).

– Em caso de venda da casa antiga, manter uma boa relação com o comprador porque toda a correspondência irá para lá nos primeiros tempos…ou então preencher um pedido de reexpedição da correspondência e entregar no balcão CTT mais próximo. O pedido não é imediato, sendo que precisa de ser feito pelo menos 3 dias úteis antes da data para o qual querem a mudança oficial. Para mais informações, podem consultar este link .

Coisa pouca não?

Mudancas-casa-dicas

Love
C

4 Replies to “Comprei casa e agora?”

  1. Muita coisa, eu fiquei com a cabeça a 1000 a hora quando comprei a minha casa, e para mim que estou fora, ainda mais complicado fica. Haja saude!

    1. Claudia Oliveira says: Responder

      Haja paciência também ahahaha
      Obrigada pelo comentário e apoio querida! Um beijinho grande <3

  2. Nunca comprei casa e não é algo que pense fazer nos próximos tempos. Não sabia mesmo que era preciso tanta coisa!!!

    xx Cloud ♥
    BLOG || INSTAGRAM

    1. Claudia Oliveira says: Responder

      E todo o processo antes de comprar uma casa chega a ser pior :/

      Muito obrigada pelo comentário! Um beijinho <3

Deixe uma resposta