Mitos e lendas de Sintra

Quando soube que iria abrir um centro interactivo dos mitos e lendas de Sintra, soube logo que um dia teria que ir.

Basicamente é a junção de duas coisas que adoro, Sintra e lendas.

Não há como não ficar apaixonado pela beleza de Sintra, os palácios, os jardins, a serra, o clima, o centro histórico e o próprio mistério envolvente. Todas as vezes que vou a Sintra (e são tantas…) descubro sempre algo novo, alimentando ainda mais a minha paixão por esta pequena vila a 30 minutos de Lisboa.

Bom, passando à frente, o centro abriu, a febre dos primeiros dias e meses passou e esperei a altura certa para conhecer o museu sem muitas pessoas, sem ruídos, sem contratempos e sem pressas.

Assim, numa 5ª feira de Setembro ao final da tarde, lá fomos nós conhecer o tão famoso centro.

O centro situa-se no posto de turismo de Sintra que fica entre o Palácio Nacional e o Lawrence’s Hotel. A visita dura cerca de 45 minutos e ao pagar 4.5 euros por pessoa recebe-se um audio-guia, uns auriculares e uns óculos 3D.

A primeira etapa é no último andar, acessível por elevador, ao entrar somos subitamente transportados para outra dimensão, com sons e imagens que nos levam a crer que nos encontramos no meio da serra…sozinhos! Segue-se uma breve explicação de Sintra, dos progressos durante as várias eras e uma descrição dos monumentos mais mediáticos.

Passando para o andar de baixo espera-nos mais interactividade, alguns filmes sobre lendas com Sintra como pano de fundo, um jogo interactivo que irá de certeza captar a atenção dos mais novos…ou dos mais velhos com espírito de criança!

Também ouvimos testemunhos de algumas figuras importantes da história, como por exemplo, Eça de Queirós e Lord Byron, que explicam o porquê da sua paixão por Sintra.

Curiosamente revi-me em alguns testemunhos, principalmente no do Lord Byron.

A visita acaba com um pequeno filme 3D sobre uma lenda, uma descrição da Quinta da Regaleira, o poço iniciático e todo o seu esplendor. Já lá tinha estado (ver aqui), mas pretendo lá voltar, há sempre qualquer coisa que ficou por ver.

A visita é curta e sinceramente estava à espera de ouvir mais lendas, ouvir mais mitos, histórias mais focadas no oculto também, sempre ouvi dizer que faziam rituais em Sintra e eu também tenho muito interesse nessa área. Mas a verdade é que por 4.5 euros por pessoa, aprende-se algo mais, descobre-se algo mais, vê-se algo mais, vive-se algo mais 🙂

audiosintra

Como as fotos do interior não ficaram nada de jeito ficam com uma bela paisagem de Sintra 😉

Love

C

2 Replies to “Mitos e lendas de Sintra”

  1. Nunca dei a Sintra mas também tenho imensas curiosidades a nível dos mitos que tanto são falados 🙂

    Beijinho ♥

    http://cristiana-tavares.blogspot.com

    1. Tens que ir Cristiana é realmente mágico! Mas vai mais para a Primavera que agora está demasiado frio ahah

      Um beijinho e obrigada pelo comentário <3

Deixe uma resposta