9 anos depois reli “Morreste-me!”

Pouco depois de a minha mãe falecer, a minha sogra aconselhou-me a leitura deste livro.
Lembro-me de não ter conseguido lê-lo todo de seguida, apesar das pouco mais de 60 páginas.
Conseguia rever o meu sofrimento em cada frase, em cada palavra, e foi muito complicado lê-lo de início pelo facto de estar a passar por esses mesmos sentimentos. Apesar disso, a leitura desse livro teve quase um efeito de “cura”, pois percebi que muito do que estava a sentir e\ou a passar fazia parte do processo de luto.

Quando o desafio de Fevereiro do clube de leitura da Joana Clara foi ler um autor que nos apaixonasse, confesso que tive imensa dificuldade. Não consigo encontrar um autor preferido, tenho sim muitos livros que me apaixonaram, muitos enredos que ainda recordo e muitas personagens que ficaram gravadas na minha memória.
Por isso, fui à minha estante e peguei mais uma vez neste livro. Voltei a lê-lo, desta vez de seguida, e voltei a sentir a mesma proximidade na dor da perda de alguém, o mesmo sofrimento, o mesmo vazio e, apesar de já terem passado quase 9 anos, a mesma revolta.
É o livro que mais me marcou até hoje, para além da Mafalda (claro!) e é sem dúvida aquele com que mais me identifico nesta minha vida de adulta.

E é isto que os clubes de leitura permitem: sair da tua zona de conforto, ler algo que nunca leste, reler algo que adoraste, que te marcou, falar sobre isso, sobre o livro, a tua interpretação do mesmo, o debate de opinião, a partilha de ideias.
Existem n clubes de leitura. Uns ficam-se pela comunidade online, outros realizam mesmo encontros para que essa troca de sinergias seja feita presencialmente.

Decidi fazer parte do clube da Joana porque a conheço e posso dizer que ela é uma das amizades mais queridas que a blogosfera me trouxe. Quando me falou do clube, soube imediatamente que queria fazer parte dele e, assim, desde janeiro que tenho andado a participar nos desafios.
Se quiserem fazer parte do clube de leitura “Um livro debaixo da asa”, só precisam de seguir a página no Instagram e aderir aos desafios mensais.

No final do mês, há sempre um encontro entre as participantes.
Vemo-nos por lá? 😉

Clube-de-leitura
Love
C

P.S- O próximo encontro é já este sábado, dia 6 de Abril e conta com a presença do João Tordo, sim…o escritor 🙂

Deixe uma resposta